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O Poder Da Desconexão

Por um mundo com menos notificações





Quando você sai com os amigos fica mais tempo no celular do que conversando? Fica, durante uma reunião, se coçando para descobrir qual a notificação que vibrou e apitou no seu smartphone? Tem insônia ou levanta de madrugada para dar uma olhadinha nas redes sociais? Se você respondeu ‘sim’ a mais de duas dessas perguntas, está na hora de fazer um detox digital.


Nesses tempos atuais, estamos ligados (mesmo que de forma instintiva) na aprovação dos outros, e as redes sociais são a força potencializadora disso. Estamos sempre twittando, postando e curtindo incansavelmente. Estamos sempre conectados, sempre. O hábito digital é viciante e, como todos os vícios, enfrentamos adversidades para superá-lo. São comunicações digitais 24 horas por dia, sete dias por semana, das quais não podemos escapar.


Analisamos aqui o caso do Instagram. Nessa rede social, estima-se que sejam 100 milhões de novos posts diários por todo o mundo. Já foi demonstrado correlações entre o vício em internet e aumento de emoções negativas, como depressão e ansiedade. Estudos detectaram redução na conectividade funcional do hipocampo bilateral e lobo frontal bilateral entre os dependentes. Porém, há correlação positiva entre sentir emoções positivas e o apoio social em redes sociais. Sendo a falta de apoio social nas mesmas um fator negativo, que aumenta a propensão a emoções negativas.


O artigo (veja mais aqui) com título “Instagram photos reveal predictive markers of depression” avaliou 1661 indivíduos (metade dos participantes relataram ter sido diagnosticados clinicamente com depressão em algum momento nos últimos três anos), analisando 43.950 fotos publicadas, buscaram associações entre os padrões de configuração da publicação e sinais de alerta à depressão. Entre os usuários saudáveis o filtro mais popular foi o Valência, que dá uma sensação mais quente e brilhante. Entre os usuários com transtornos de depressão, o filtro mais popular era o Inkwell, transformando em preto e branco.


Mas como enfrentar esse problema moderno? Criei um pequeno guia de práticas saudáveis que vão ajudá-lo a conhecer o poder de desconectar através de um detox digital. Assim, você vai dormir melhor e encontrar o foco necessário para suas atividades do dia a dia.


GUIA PRÁTICO PARA DETOX DIGITAL DICAS PARA TORNAR-SE MAIS REAL QUE VIRTUAL


Um estudo (veja mais aqui) realizado pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite em 2017, revela que o brasileiro passa mais de nove horas por dia conectado por meio de qualquer dispositivo. São 130 milhões de usuários nas redes sociais, o que representa 62% da população. Desses, 120 milhões acessam pelo celular, ou seja, 57% dos brasileiros. Já fez as contas de quantas horas você fica conectado por dia? Garanto que o número vai assustá-lo.


O organismo apresenta sinais claros quando estamos usando aparelhos tecnológicos em demasia. Isolamento, insônia, problemas de postura perda ou ganho excessivo de peso e a falta de hábitos de higiene. Viu como é grave? Por isso, listo abaixo um pequeno guia para você iniciar ainda hoje seu detox digital.


Bloqueie notificações

Às vezes, você nem planeja mexer no celular, mas aí recebe uma notificação e, quando vê, passaram-se horas que foram perdidas no mundo digital. Acredito que bloquear as notificações seja uma das práticas positivas para uma vida mais plena e offline.


Estabeleça horários

Estabeleça pequenos períodos de uso do celular durante o seu dia. Exemplo: 15 minutos pela manhã, meia hora no almoço e 15 minutos antes do jantar.


Prefira a vida real a digital

Não confirme apenas a sua presença nos eventos. Sai de casa, abrace, beije, dance, a vida é feita desses momentos, e alguns deles vão ficar marcados para sempre. Escolha relacionamentos e amizades reais em vez de virtuais.


Mantenha o telefone no modo silencioso

Principalmente durante as horas de trabalho. Assim, você não se distrai com os sons das notificações nem atrapalha a atenção dos colegas ao redor.


Reflita diariamente sobre suas atitudes

Tire uns momentos do dia para pensar e responder perguntas assim: “Quanto tempo fiquei conectado hoje?” e “Tirei tempo para atividades longe do celular ou do computador?”. Não deixe que a tecnologia tire seu tempo de atividades físicas, sono, alimentação e lazer.


Pratique exercícios físicos regularmente

Não é saudável passar muito tempo na mesma posição. Procure se exercitar pelo menos uma hora por dia. E, nos intervalos, tome bastante água e se alimente bem.

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